domingo, 23 de novembro de 2008

Entrevista com o Mauricio!


"Como desenhista e criador da Turminha, eventualmente algum estudante me escreve com perguntas sobre nossas atividades. Geralmente para trabalhos escolares, especialmente na área de Comunicação. Este foi o caso da leitora Lia Regina Abbud. E já que suas perguntas foram tão bem formuladas, decidi partilhar com vocês algumas impressões sobre a atividade de desenhista, reproduzindo aqui as três perguntas mais interessantes e minhas respostas".

1) Como é que surgem as idéias para um desenhista? Quanto mais ele treina mais vai tendo idéias?
Cada artista, desenhista, criativo, tem sua técnica, seu jeito de ir buscar seu momento mágico de criação. E mesmo assim, fica meio no ar, sem saber exatamente de onde veio a inspiração. Podemos, quando muito, intuir que veio de alguma informação guardada no inconsciente, de um momento vivido, de algo que nos tenha impressionado ou até mesmo de alguma coisa que tenhamos visto, gostado, e queremos imitar, à nossa
maneira. De qualquer modo, saibamos ou não de onde vem ou como é o processo mágico de criação, há um fato incontestável: quanto mais criamos, mais temos condições e facilidades para criar. É como um poço de águas cristalinas. Quanto mais você vai fundo, mais a água fica boa, gostosa, e em quantidade. Difícil chegar ao fundo do poço no aspecto criação. É infinita a capacidade do homem criativo.A única ameaça a mesma que cerca o atleta, guardadas as proporções é pararmos de criar. Daí, sim, perdemos a "massa muscular" que permite a criação... e começamos a morrer.

2) Que habilidades são necessárias para ser um bom desenhista?
Um bom desenhista já nasce pra isso. Mas para se dedicar à profissão, tem que aprender a utilizar técnicas, instrumentos, aplicar-se, estudar, observar os trabalhos de outros artistas, detectar nichos de mercado e ir em frente.

3) Como é a sua rotina como desenhista? Em que áreas você acha que um desenhista pode trabalhar, além dos quadrinhos?
A rotina do desenhista é desenhar, desenhar. Além de estudar o que os outros estão fazendo (como falei acima). Quanto mais se desenha, mais se melhora técnica e sensibilidade. Quanto às áreas em que um desenhista pode atuar?... em todas. Um desenhista estava gravando nas paredes das cavernas pré-históricas, estava "desenhando" os hieróglifos nas pirâmides, estava pintando os primeiros livros de Gutenberg, estava à frente dos arquitetos que moldaram construções e máquinas que revolucionaram a história nos dois séculos passados e está desenhando os foguetes interplanetários, as roupas dos astronautas... e sem dúvida estará mostrando em detalhes bem trabalhados, num computador, os códigos do genoma e as maravilhas das futuras e fantásticas descobertas da origem da vida.Ah! Enquanto isso, nos intervalos, estará fazendo histórias em quadrinhos.
14.03.2003

Nenhum comentário: